reprodução/yahoo
Os resultados foram surpreendentes: a sensação de estar em harmonia com o mundo foi uma das respostas citadas com mais frequência, mesmo em países ocidentais, onde ideias ligadas ao Zen são menos comuns.
Os pesquisadores entrevistaram pessoas da Argentina, Brasil, Croácia, Hungria, Índia, México, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, África do Sul e Estados Unidos.
Em 11 dos 12 países citados, acredita-se que ‘família’ e ‘relacionamentos’ contribuem fortemente para a felicidade, de acordo com a maioria. A saúde foi o terceiro fator mais citado.
Ideias psicológicas de felicidade, como ‘estar em sintonia com o universo’, também eram comuns.
A felicidade foi definida de forma diferente em diferentes países: nos EUA, a felicidade foi comumente descrita como um estado no qual “não há sentimentos negativos”. Na Croácia, o país mais pobre da lista, acredita-se que a felicidade é primordialmente um misto de saúde com satisfação na vida cotidiana.
Os pesquisadores disseram na revista Frontiers in Psychology, que o estudo teve algumas limitações. Os participantes eram de áreas urbanas, então o estudo não contém a perspectiva de moradores das zonas rurais. Além disso, foram poucos os participantes da Ásia, África e América Latina, e quase nenhum muçulmano foi entrevistado.
ED BLOG/FONTE;YAHOO
Nenhum comentário:
Postar um comentário