quinta-feira, 28 de abril de 2016

Nova técnica pode ajudar a identificar imagens das sondas no espaço

     Nova técnica pode ajudar a identificar imagens das sondas no espaço
Técnica de imagem pode finalmente ajudar os cientistas a descobrir o que deu errado com a sonda Mars que foi perdida há mais de dez anos atrás. A Agência Espacial Europeia ( ESO ) lançou sua missão Mars Express em 2003 que chegou no planeta apenas alguns meses depois. O satélite ainda funciona em órbita de Marte, mas a sonda Beagle -2 foi perdida.
A NASA redescobriu o lander no ano passado e agora, uma nova abordagem para o processamento dessas imagens está sendo empregada na Espacial Mullard Science Laboratory da University College London. Quando as imagens sairam no ano passado da Mars Reconnaissance Orbiter da câmera HiRISE , da Nasa , a resolução foi de aproximadamente 30 centímetros por pixel. Foi o suficiente para identificar o lander , mas os cientistas não poderiam dizer se ele estava intacto .
A especulação antes desta nova análise é que vários painéis solares do Beagle-2 não conseguiram ser implementados. A imagem original é apenas uma bolha, mas os pesquisadores Jan-Peter Muller e Yu Tao usaram uma técnica chamada Super-Resolution Restauração (SRR) para melhorar a imagem com a ajuda de quadros adicionais do orbiter NASA. Ao empilhar essas imagens, SRR aumenta a resolução efetiva do produto final a 5 cm por pixel.
A imagem processada mostra claramente a estrutura do Beagle-2 e mostra que a sonda pousou em segurança, mas um dos painéis não foi implementado. É um bom teste para a SRR, que é um procedimento muito intensivo computacionalmente. As imagens empilhadas precisam ser processadas por vários dias em um servidor. É um bom teste do sistema, no entanto. No futuro, SRR poderia ser usado para melhorar a resolução eficaz de sondas existentes sem ter que esperar em um novo hardware para fazer a viagem.
Fonte: Geek.com
Foto: FreeImages/Lucía Pizarro Coma 
ED NOTÍCIAS BLOG/FONTE;YAHOO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário