segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Quase metade da população mundial será míope até 2050, afirma estudo

               (Thinkstock)

Até 2050, a estimativa é que metade da população mundial (quase cinco bilhões de pessoas) será míope e terá um risco altíssimo de cegueira. Isso segundo uma análise, realizada por um grupo internacional de cientistas, que afirmaram que isso irá acontecer se as tendências atuais continuarem.
Ainda segundo eles, a quantidade de pessoas míopes irá aumentar sete vezes entre os anos 2000 e 2050. E o aumento de diagnósticos da doença não é recente: entre 1970 e 2000, os casos de miopia duplicaram nos Estados Unidos.
O crescimento foi ainda mais dramático em certas partes da Ásia. Atualmente, 96% dos adolescentes sul-coreanos são míopes. Em Cingapura, na China e no Japão, essa porcentagem ficou entre 80% e 90%.
Para chegar a esta conclusão, eles analisaram 145 estudos que cobriram um total de 2,1 milhão de participantes. De acordo com os apontamentos dos pesquisadores, no ano 2000, cerca de 1,41 milhão de pessoas tinham sido diagnosticadas com miopia (22,9% da população mundial) e 163 milhões de pessoas tinham miopia grave, condição que aumenta o risco do desenvolvimento de cegueira e catarata.
“Estimamos que em 2050, cerca de 4,758 milhões de pessoas serão míopes (49,8% da população mundial) e que 938 milhões de pessoas terão a doença em estágio avançado”, escreveu a equipe de cientistas na conclusão do estudo.
“Temos certeza que a causa é a mudança no estilo de vida das pessoas, uma combinação da diminuição do tempo que as pessoas passam ao ar livre e do aumento do tempo de trabalho, entre outros fatores, mas é impossível apontar exatamante o que vem causando isso, pelo menos por enquanto”, afirmaram.
Segundo os cientistas, hoje em dia as pessoas acabam  ficando muito tempo em lugares fechados do que em qualquer outro período da história humana e nunca passamos tantas horas do dia com os olhos em dispositivos que emitem luz artificial. 
ED NOTÍCIAS BLOG/FONTE;YAHOO  

Nenhum comentário:

Postar um comentário