quarta-feira, 6 de abril de 2016

“A cabeça do meu pênis não sai totalmente. É fimose?”

        (Thinkstock)

“Tenho 16 anos e excesso de pele na cabeça do meu pênis quando ele está mole. Quando fica ereto, a cabeça fica quase toda exposta e não sinto dor. Gostaria de saber se é fimose e precisa operar”.
A maioria dos moleques nasce com esse capuz cobrindo a cabeça do pênis. É o tal do prepúcio. Com o tempo, enquanto o membro cresce, a pele se descola e ele naturalmente ~vai em busca de luz, de espiar o mundo lá fora~. Aos três anos de idade, cerca de 10% dos meninos continuam com a glande escondida – o que se chama, então, de fimose. Daí você me pergunta de quem é “a culpa”. Da natureza ou de inflamações /cicatrizes na cabeça do pênis. Nesse segundo caso, em geral, tem a ver com má higiene. Por isso precisa ensinar a criança desde cedo a limpar não apenas “por fora”.
Você já é adolescente, e agora? Quem tem fimose pode sentir dor ou incômodo quando fica excitado e tem uma ereção, o que também prejudica a vida sexual (aliás, também reduz o prazer porque a glande não entra totalmente em contato com a mucosa da vagina). Algumas secreções normais do pênis podem acumular debaixo do “capuz de pele” e provocar infecções bem chatas. Ou seja, não estamos falando apenas de uma questão estética, sabe? É saúde mesmo! Não dá pra cravar somente com a sua pergunta que você sofre desse problema, leitor. Sugiro que você procure um urologista para avaliar…
Não fique tentando “descer” a pele a qualquer custo! Arregaçar o prepúcio pode arregaçar de vez com a sua vida: provocar dor, sangramento e estreitar ainda mais a passagem da cabeça. Faz favor de lavar esse pingué aí direito e com cuidado no banho, afastando as chances de ele acabar assado e machucado. Pode ser que o médico indique uma pomada de corticoide para tentar, devagarzinho, abrir espaço e soltar a pele. Ou recomendar uma cirurgia de circuncisão (o ideal é que ela seja feita entre 7 e 10 anos), mas não vai panicar, hein? É coisa simples pra cortar a pele e expor a glande. Interna no hospital e sai no mesmo dia, cerca de quatro dias sossegado pra recuperação.
*Nathalia Ziemkiewicz, autora desta coluna, é jornalista pós-graduada em educação sexual e idealizadora do blog Pimentaria
ED NOTÍCIAS BLOG/FONTE;YAHOO 

Um comentário: