terça-feira, 1 de março de 2016

Após descobrir câncer, modelo raspa cabelo para fazer alerta contra doença

      "Peladona" raspou a cabeça em campanha de prevenção (Foto: Marcelo Brammer/Divulgação)

Após a descoberta de um câncer no colo do útero, a modelo gaúcha Jéssica Lopes, também conhecida como a "Peladona de Congonhas", busca se tornar um exemplo para outras mulheres. Ela raspou os cabelos por conta própria para um vídeo de uma campanha sobre a prevenção da doença e conta como se sente mais viva com uma causa para apoiar.  
                                 Campanha #SmearForSmear chama atenção
(Foto: Marcelo Brammer/Divulgação) 

Formada em matemática, Jéssica ganhou apelido de "Peladona" por ter sido flagrada enquanto trocava de roupas no estacionamento do aeroporto paulista. Depois do episódio, ela viu sua carreira de modelo deslanchar, até que no passado, descobriu um câncer no colo do útero.
"Perdi meu chão. Não contei para ninguém no começo, achei que ia morrer", afirma ao G1.
Apesar de já ter tratado feridas no colo do útero, há cerca de 7 anos, a gaúcha diz que não foi orientada corretamente por seus médicos. "Na época, eu não sabia da gravidade. Não recebi nenhum alerta e continuei com a vida normalmente", explica. Em abril, a modelo deve passar por uma cirugia para retirada de parte do útero. 
A partir da sua experiência, Jéssica quer agora ser uma porta-voz da prevenção contra a doença. Por isso, ela resolveu participar da campanha inglesa #SmearForSmear, que utiliza celebridades para inventivar o exame para detectar esse tipo de câncer e o HPV.
O tratamento para o câncer no colo do útero não requer quimioterapia, que gera a queda de cabelo. Porém, mesmo que pudesse seguir com os longos fios loiros, ela optou por raspá-los. "Eu quero alertar que o câncer cervical [ou colo de útero] é muito grave e atinge quase tanto quanto o câncer de mama", afirma. 
A modelo deve lançar em breve um curta-metragem em que ela fala sobre sua doença. Na gravação, ela raspou os cabelos e não se arrepende. "Todo o meu personagem é voltado pela beleza e sensualidade. O ato de raspar a minha cabeça foi para me despir do superficial, jogar minha vaidade fora".
Ela conta que a primeira sensação foi de parecer feia, mas aos poucos foi se acostumando. Jéssica já saiu na rua exibindo a cabeça e diz que agora está aprendendo a curtir. "Eu nunca fui muito de seguir o protocolo. Já tirei a roupa no aeroporto, ficar careca não é nada", brinca a modelo. 
    Jéssica Lopes, ainda de cabelos longos, posou em Porto Alegre (Foto: Caetanno Freitas/G1) 
Desde a descoberta do câncer, Jéssica diminuiu um pouco o ritmo acelerado de trabalho. Ela recebeu muito apoio de seus fãs nas redes sociais e passou a receber diversas histórias de pessoas que passaram por questões parecidas. "Estou me sentindo muito viva e útil, sempre quis encontrar uma maneira de ajudar", reflete.
Vivendo em ponte aérea entre São Paulo e Porto Alegre, ela se divide entre a vida de celebridade e aproveitar a família. Seu filho, Gabriel, tem 16 anos e vive na capital gaúcha. Apesar da cirurgia no útero, que causa risco de abortos espontâneos, Jéssica ainda sonha em ser mãe de uma menina. "Atualmente não estou casada, nem namorando. Mas confio na medicina, que avança a cada dia".
Para o futuro, Jéssica tem confiança na recuperação completa. Ela planeja fazer uma carreira no exterior e até tentar ser apresentadora de televisão. "O projeto é esse, mas por enquanto, vou curtir a minha careca", afirma. 
     Jéssica, conhecida como "peladona" sonha em morar fora do país (Foto: Marcelo Brammer/Divulgação) 
ED NOTÍCIAS BLOG/FONTE;G1 


Nenhum comentário:

Postar um comentário