sexta-feira, 1 de abril de 2016

Em breve, técnica de semeação de nuvens pode ajudar a modificar o tempo. Saiba mais

      Em breve, técnica de semeação de nuvens pode ajudar a modificar o tempo. Saiba mais

Engenheiros e meteorologistas de Nevada uniram forças para criar a primeira plataforma de semeação de nuvens utilizando drones para controlar o tempo. A técnica consiste em liberar pequenas partículas em uma nuvem para alterar os processos microfísicos possibilitando o incentivo à chuva ou até a neve.
Pesquisas sobre esse assunto são realizadas há muito tempo, mas ainda não está claro se essa técnica é realmente eficaz, já que não se sabe se aquela nuvem já iria produzir chuva naturalmente.
Apesar da falta de provas da sua eficácia, a promessa de controle do tempo levou a uma grande quantidade de investimento. A tentativa mais famosa foi, provavelmente, em 2008, durante os Jogos Olímpicos de Verão, quando a China tentou usar a semeação de nuvens para garantir que não chovesse durante a abertura e o encerramento do evento.
Agora, os engenheiros de drones e os cientistas do Instituto de Pesquisa do Deserto uniram forças para construir um veículo áereo não tripulado capaz de transportar equipamentos de semeadura de nuvens . Eles usaram um drone DAx8 , que pode carregar cargas úteis graças aos seus oito rotores. “Este é um marco importante “, disse Adam Watts do Desert Research Institute, que liderou o projeto. “Utilizando designação local de teste, fomos capazes de voar essa aeronave em Nevada do norte e verificar se são totalmente capazes de transportar cargas úteis para a semeação de nuvens”
Mike Richards, CEO da Drone América, acrescentou: “Estamos muito animados por ter completado mais um passo para alcançar o nosso objetivo de aplicação de semeação. Nosso programa de pesquisa está no caminho certo para revolucionar a indústria de semeadura da nuvem com transporte por via aérea segura e com um significativo potencial de proporcionar alívio para pessoas em áreas atingidas pela seca”.
Assista ao vídeo:
Fonte: Techradar 
ED NOTÍCIAS BLOG/FONTE;YAHOO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário