terça-feira, 19 de abril de 2016

Golfinhos têm capacidade de dialogar e resolver problemas juntos

Os golfinhos vão nos ensinar uma lição: o diálogo para resolver problemas. Isso mesmo,  aparentemente os animais têm a capacidade de debater, de forma pacífica, a solução para um problema. É o que mostra os estudos dos cientistas do Instituto Dolphin Plus, na Flórida, e da Universidade de Mississipi, que passaram os últimos meses analisando o comportamento de seis golfinhos e a relação deles com problemas.
O estudo mostra que os animais possuem uma linguagem específica para se comunicar uns com os outros em situações complicadas e decidem juntos a melhor forma de resolvê-las. Essa linguagem é composta por sons pulsantes em uma frequência que os seres humanos conseguem escutar  o que faz parecer com que os golfinhos estariam debatendo algo. 
     
A curiosidade para desenvolver a pesquisa partiu do fato de que são animais espertos, então surgiu o questionamento: será que os golfinhos têm a capacidade de trabalhar em equipe? Para responder, eles colocaram comida dentro de um pote de plástico que só podia ser aberto se duas cordinhas fossem puxadas ao mesmo tempo, cada uma para uma direção diferente.  Desse modo, um golfinho sozinho até conseguiria abrir o recipiente, mas, em dois, a tarefa se tornava muito mais fácil e rápida. 
Em 20 dos 24 testes feitos pelos cientistas, diferentes duplas de golfinhos trabalharam tentando abrir o pote e nas 4 restantes, os animais faziam o processo sozinhos. Quando eles estavam resolvendo o problema em dois, eles “conversavam” três vezes mais do que quando estão simplesmente socializando em situações normais.
Crédito das Fotos: Thinkstock 
ED NOTÍCIAS BLOG/FONTE;YAHOO

Nenhum comentário:

Postar um comentário