segunda-feira, 2 de maio de 2016

Como as astronautas lidam com a menstruação no espaço?

     (Reprodução) 

Você já parou para pensar como as astronautas lidam com a menstruação no espaço?

Em um diário de bordo publicado pela NASA, a primeira astronauta mulher dos Estados Unidos, Sally Ride, disse que menstruar no espaço é um tanto quanto mais bagunçado, mas funciona igualzinho à Terra. 
O ciclo menstrual não é alterado e não existe o perigo do sangue ficar retido no útero e causar infecções. 
A complicação fica por conta de outras questões, como por exemplo, o número de absorventes para levar no espaço. 
Segundo Sally, em suas primeiras missões, os engenheiros não faziam ideia de quantos absorventes colocar na nave: “Eles simplesmente não sabiam o que fazer. Queriam mandar 100 absorventes para uma semana de missão, sendo que eu usaria, no máximo, uns 20”, afirma. 
Como o assunto continua sendo um desafio até hoje as universidades de Baylor e King’s, na Inglaterra, fizeram um estudo com as dificuldades enfrentadas pelas astronautas.

Alguns deles foram: os dispositivos que captam a urina nas naves não foram projetados para receber sangue menstrual, manter a higiene pessoal das mulheres neste período é praticamente impossível porque não há água em abundância a bordo e, por último, durante a troca de absorventes, o sangue se espalha no ar e flutua.  
Por isso que menstruar em gravidade zero ainda não é uma opção muito prática. A NASA recomenda que as mulheres utilizem métodos hormonais para interromper este processo biológico enquanto estiverem em uma missão espacial. 
As astronautas continuam interrompendo a menstruação usando a pílula anticoncepcional. A ideia é que estudos ajudem a trazer novas soluções para um problema prático.  
ED NOTÍCIAS BLOG/FONTE;YAHOO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário