Existe mesmo um planeta desconhecido e misterioso escondido em nosso sistema solar? Ele vai se chocar com a Terra e acabar com a vida em nosso planeta?
reprodução yahoo
reprodução yahoo
Desde a primeira menção a respeito da existência do “Planeta 9”, teóricos da conspiração o associaram aos mitos sobre “Nibiru”, um planeta ainda não visto, mas que estaria à espreita em nosso sistema solar.
Esta semana o professor Andrew Coates, da University College London, na Inglaterra, explicou o que sabemos - e o que não sabemos - sobre o novo planeta em um artigo para o The Conversation.
Segundo ele, o Planeta 9 pode ser de um sistema solar alienígena, mas não existe a possibilidade de que ele destrua a Terra.
O professor Andrew Coates disse:
“O Planeta 9, se existir, certamente será um objeto difícil de detectar.
"Nós sabemos que os efeitos em seis objetos próximos parecem consistentes com a sua existência, embora isso não seja aceito universalmente pelos astrônomos.
"No entanto, trata-se de uma hipótese forte o suficiente para levar a uma busca detalhada.”
O professor Coates também acalmou os medos disseminados pelos teóricos da conspiração na Internet, explicando que o Planeta 9 está muito, muito longe de nós.
“Com sua órbita sugerida entre 200 e 1.200-2.000 UA (unidades astronômicas) – muito mais afastado de nós do que o Sol – parece que estamos a salvo do Planeta 9.
"Mas os teóricos da conspiração foram rápidos ao sugerir que, como este deve ser o primeiro de vários objetos semelhantes, pelo menos um deles virá em nossa direção.
"No entanto, não há evidências de que qualquer objeto conhecido ou desconhecido seja uma ameaça real para a Terra.
"Mesmo assim, os observadores estão sempre atentos a objetos próximos da Terra para prever potenciais problemas.”
Na semana passada, astrônomos da Universidade de Lund, na Suécia, usaram simulações de computador para identificar que é muito provável que o Planeta 9 tenha sido “roubado” de outra estrela pelo nosso sol.
Segundo eles, há várias evidências de que o Planeta 9 foi capturado pelo sol e se tornou parte do nosso sistema solar - sem ser detectado - desde então.
“É quase irônico que embora os astrônomos costumem encontrar exoplanetas a centenas de anos-luz de distância em outros sistemas solares, provavelmente um deles está se escondendo em nosso próprio quintal,” diz Alexandre Mustill, astrônomo da Universidade de Lund.
“Pensando de forma realista, este é o único exoplaneta que nós poderíamos alcançar usando uma sonda espacial,” ele completou.
“O Planeta 9 pode ter sido ‘empurrado’ por outros planetas, e quando acabou em uma órbita larga demais ao redor da sua própria estrela, nosso sol pode ter aproveitado a oportunidade para roubá-lo e capturá-lo de sua estrela original. Quando o sol se afastou do aglomerado de estrelas, o Planeta 9 ficou preso em uma órbita ao redor do nosso sol.”
“Ainda não há imagens do Planeta 9, e nem um ponto de luz. Nós não sabemos se ele é feito de rochas, gelo ou gás. Tudo que sabemos é que sua massa é provavelmente dez vezes a massa da Terra.”
As estrelas nascem em grupos e com frequência se movem entre eles. É durante estes encontros que uma estrela pode “roubar” um ou mais planetas que estejam em órbita ao redor de outra estrela.
ED NOTÍCIAS BLOG/FONTE;YAHOO
Nenhum comentário:
Postar um comentário