Você sabe que o trabalho do tatuador durará para sempre, mas talvez não saiba que está levando para casa mais do que arte no seu corpo. Segundo o The Sun, tatuagens podem causar problemas de longa duração, que podem até se tornar fatais.
Quando o assunto é segurança na hora de fazer uma tatuagem, a higiene do lugar não é a única preocupação – a tinta também pode causar problemas, sugere um estudo. (Foto: Getty)
Quando o assunto é segurança na hora de fazer uma tatuagem, a higiene do lugar não é a única preocupação – a tinta também pode causar problemas, sugere um estudo. (Foto: Getty)
O artigo faz referência a um “chocante novo estudo” da European Chemicals Agency,que descobriu que os corantes nas tintas para tatuagem podem causar até mesmo o câncer. Outros efeitos incluem coceira, dor constante no local da tatuagem e toxidade reprodutiva. Segundo o mesmo órgão, a tinta vermelha é a mais perigosa. Tintas verdes, pretas e azuis também são potencialmente responsáveis por problemas.
Este relatório pode ter um grande impacto sobre a indústria de tatuagem; é provável que certas tintas sejam banidas pela União Europeia. Hoje, as tintas não são reguladas pela União Europeia, que foi convidada a “avaliar os riscos, os impactos sócio econômicos relevantes e a necessidade de intervenção por parte da União, preparando um dossiê para a restrição”. A European Chemicals Agency enfatiza que as restrições não devem englobar práticas de higiene; isso ficaria por conta do cliente e do tatuador.
Rick Stevens, presidente da Tattoo and Piercing Industry Union, do Reino Unido, culpa os compostos tóxicos encontrados em muitas tintas usadas atualmente na União Europeia. Segundo ele, tratam-se de tintas chinesas baratas, que não são regulamentadas ou avaliadas. Além disso, as lojas de tatuagens no Reino Unido não são reguladas pelo governo, embora uma quantidade crescente de pessoas esteja se tatuando.
Embora o estudo tenha sido realizado na Europa, a Federal Drug Administration (FDA)dos Estados Unidos também adverte sobre os perigos das tintas para tatuagem. Em seusite, o FDA diz que podem ocorrer reações alérgicas “logo após uma pessoa fazer a tatuagem ou mesmo anos depois”. O órgão americano e o do Reino Unido citam a coceira e inflamação na área como riscos em potencial, além de confirmarem que os países não regulamentam as tintas usadas por tatuadores. Apesar disso, relatórios envolvendo tintas para tatuagem têm incitado o FDA a estudar as questões de segurança envolvidas.”
Perda de cabelo? Descubra os alimentos que podem ajudar
Atualmente, o National Center for Toxicological Research (NCTR), que fica em Arkansas, está realizando estudos sobre as tintas usadas pelos tatuadores americanos, a fim de examinar as composições químicas, a segurança a curto e longo prazo, bem como as reações dos pigmentos à luz. O NCTR também está pesquisando sobre os procedimentos de remoção, nos quais lasers são usados para remover a tinta, com o objetivo de saber se tal prática acaba enviando os pigmentos para os gânglios linfáticos do corpo. As células cancerosas que entram nos linfonodos podem causar metástase em todo o corpo.
De acordo com o The Truth About Cancer, cerca de 10 por cento das pessoas que fazem tatuagens sofrem com efeitos colaterais da tinta, que incluem infecções ou coceiras que duram por mais de quatro meses. O site também cita um estudo feito peloCopenhagen University Hospital, que descobriu substâncias químicas cancerígenas em 13 de 21 tintas para tatuagem analisadas na Europa, cujas origens são desconhecidas. Sabe-se que mesmo o pigmento mais comum, o preto, pode conter produtos químicos venenosos, ligados diretamente ao câncer.
Embora a União Europeia provavelmente crie uma regulamentação em breve, o FDA não indicou a possibilidade de regularizar a tinta de tatuagem em um futuro próximo e pode não fazer qualquer anúncio até os resultados dos testes terminarem.
ED NOTÍCIAS BLOG/FONTE;YAHOO
Nenhum comentário:
Postar um comentário