quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Em estudo, cavalos aprendem a se comunicar com humanos



Um grupo de cavalos da Noruega conseguiu estabelecer uma comunicação, por meio de códigos, para informar aos humanos quando eles estão com frio ou calor. 
O método foi desenvolvido durante uma pesquisa que teve o resultado publicado no jornalApplied Animal Behaviour Science. Segundo o estudo, todos os 23 cavalos utilizados conseguiram estabalecer a comunicação em menos de duas semanas de treinamento. 
Os animais foram treinados para escolher, com indicações com a cabeça, três placas - uma com uma linha horizontal, outra com uma vertical e a terceira sem nenhuma linha. Ao escolherem a linha horizontal, eles demonstram que querem que os humanos coloquem seus cobertores, já que estão com frio. 
Já ao movimentar a cabeça para a placa com a linha vertical, indicam que sentem calor e não precisam mais da manta. A placa sem símbolos aponta que eles estão confortáveis com o clima. 
TREINAMENTO
Os pesquisadores colocam os animais em um local descoberto e frio e apresentavam as três plaquinhas para que eles escolhessem. Quando o animal tocavam na horizontal, recebiam uma cenoura de recompensa. Ao errarem, ficavam sem nada. 
O mesmo processo foi repetido com os cavalos dentro do estaleiro e cobertos por mantas que os aqueciam. Assim que apontavam para a placa com linha vertical, recebiam a recompensa. 
Com o passar do tempo, os animais entenderam que as placas funcionam para pedir ou não que sejam cobertos, mais do que para ganhar as cenouras, segundo o estudo. 
Isso foi estabelecido porque, depois do treinamento, os cavalos cobertos, ao verem os pesquisadores, imediatamente encostavam na linha vertical e, quando a manta era retirada, percebia-se que eles estavam suando.  
Foto: Pixabay 

ED NOTÍCIAS BLOG\FONTE;YAHOO  

Nenhum comentário:

Postar um comentário