Todo mundo já ouviu falar que a beleza ‘vem com uma boa dose de dor’, mas e quando essa dor é diária e acontece pela forma que você arruma o cabelo?
Eu adoro usar rabo de cavalo bem alto. É simples. É rápido. É perfeito para os dias que o cabelo simplesmente se recusa a cooperar. A única coisa que eu não suporto é a sensação da cabeça latejando no final do dia. Às vezes, no meio do dia eu já sinto o desconforto da enxaqueca irradiando do meu couro cabeludo. Eu costumo ignorar a dor, como faço com a maioria dos problemas da vida.
Créditos de imagem: Beyonce.com
Mas por que o rabo de cavalo causa dores de cabeça?
Se há alguém que pode responder essa pergunta, certamente é a Dra. Denise E. Chou, neurologista e professora assistente de neurologia na Columbia University Medical Center. Ela se especializou no tratamento de dores de cabeça e me explicou pelo telefone os mistérios que envolvem meu penteado favorito e minhas piores enxaquecas.
Muitas vezes, pessoas que têm dores de cabeça por usar rabos de cavalo já têm propensão à enxaquecas. “Os pacientes não percebem isso porque muitas vezes não são diagnosticados. Esse tipo de propensão afeta cerca de 12 por cento da população mundial e cerca de 18 por cento das mulheres. O problema causa uma hipersensibilidade sensorial que deixa os nervos ao redor do couro cabeludo muito sensíveis.
Esse fenômeno é chamado de alodinia cutânea - a percepção de dor causada por um estímulo não doloroso.
“Quando você faz um coque apertado ou um rabo de cavalo, isso puxa os nervos do couro cabeludo, o que ativa a sensibilidade deles ainda mais e pode resultar na dor de cabeça em si ou no começo de uma”, diz Chou.
Esse fenômeno é chamado de alodinia cutânea. “Prender o cabelo não deveria ser doloroso. Mas o ato pode ser percebido como doloroso durante um ataque de enxaqueca”, diz a Dra. Denise. Mesmo que você não sofra com dores de cabeça frequentes, qualquer um pode ficar suscetível à dor quando amarra o cabelo. Esse tipo de dor é causada pela “tensão física que ativa as terminações sensoriais daqueles nervos”, explica ela.
Créditos de imagem: Getty
Mas a saída não é tomar comprimidos toda vez que sentir dor de cabeça. “As dores de cabeça podem ser causadas por excesso de medicação”, adverte a Dra. Denise. “Se você estiver usando medicamentos sem receita para controlar suas dores mais de dez dias por mês, isso pode fazer a situação piorar, amplificando os receptores da dor.”
Os tratamentos variam de paciente para paciente, mas a Dra. diz ter visto resultados promissores no alívio da enxaqueca através do uso de suplementos de vitamina B2, magnésio e algumas ervas medicinais, que parecem “estabilizar a hipersensibilidade do cérebro”. É claro que você deve procurar seu médico antes de iniciar qualquer tratamento.
O remédio mais simples que a Dra. Denise sugere é simplesmente não usar o rabo de cavalo muito apertado, evitando tudo que contraia o couro cabeludo, incluindo tiaras. Mesmo que você ame rabos de cavalo, não é uma boa usar o estilo Ariana Grande todos os dias.
“Pessoalmente, eu gosto de usar o cabelo mais solto”, diz a Dra. Denise. “Não gosto de me sentir presa. É desconfortável e me incomoda! Prefiro um coque bem solto.“ Você sabe o que dizem: é sempre bom obedecer seu médico.
ED NOTÍCIAS BLOG\FONTE;YAHOO




Nenhum comentário:
Postar um comentário