Um amuleto antigo, encontrado em uma aldeia neolítica do Paquistão, foi feito através de uma técnica de fundição ainda utilizada pela NASA.
Foto: Comunicado de imprensa
Foto: Comunicado de imprensa
O amuleto de 6.000 anos de idade, encontrado na aldeia de Mehragarh, Paquistão, pode ser o primeiro exemplar de objeto criado através de “preenchimento com cera”, um método utilizado para ‘replicar’ objetos.
Os pesquisadores analisaram o objeto e descobriram que ele foi criado como uma peça inteiriça.
Os pesquisadores acreditam que ele foi feito através do “preenchimento com cera”, técnica utilizada por artesãos para criar uma réplica de um objeto, que envolve fazer um molde redondo, aquecê-lo para derreter a cera e despejar metal derretido no molde.
Até hoje, a técnica é utilizada para criar componentes de metal de alta pressão – e a NASA já utilizou a mesma técnica para fazer peças para o Mars Curiosity Rover e até mesmo para a Estação Espacial Internacional.
Os pesquisadores dizem: “Hoje em dia, a técnica possui mais precisão e é chamada de “investimento”. Na biomedicina, aeronáutica e mesmo em naves espaciais, ela continua sendo utilizada para criar ligas de aço e titânio de alto desempenho.
ED NOTÍCIAS BLOG\FONTE;YAHOO
Nenhum comentário:
Postar um comentário