terça-feira, 8 de março de 2016

Como cuidar do seu cabelo com base no seu ciclo menstrual

Goste ou não, seu ciclo menstrual estará presente em grande parte da sua vida. Embora seja fácil acreditar que tudo se resume à TPMs ou àquela semaninha insuportável, quando tantas coisas acontecem com nossos corpos, estamos mesmo em constante fluxo hormonal e isso nos afeta durante o mês inteiro.  
                       (Fotos por Brianne Wills) 
Escrevemos recentemente sobre o ciclo menstrual e a pele, e desta vez discutiremos a forma com que seus hormônios afetam seu cabelo. “Embora pensemos que a pele seja a mais atingida pelas mudanças hormonais, estas flutuações também podem afetar o couro cabeludo e o cabelo”, explica a dermatologista Sophia Kogan, MD, da Nutrafol.

Para garantir um cabelo perfeito, independente da época do mês, descobrimos o que você precisa fazer em cada momento do seu ciclo. Você saberá quando é melhor pintar o cabelo, quando deve usar shampoo a seco e muito mais. 
Nota: Se você estiver tomando quaisquer anticoncepcionais, seus hormônios são regulados e a ovulação não ocorre. Por este motivo, não há necessidade de observar as flutuações hormonais e as alterações no couro cabeludo.
Depois da menstruação 
É bem provável que você se sinta muito melhor nos últimos dias da menstruação ou na semana seguinte. Durante esta parte do seu ciclo, os níveis de estrogênio começam a aumentar e a testosterona, responsável por desencadear a produção de óleo, diminui, diz a doutora Kogan.
Esta pode ser uma ótima notícia para a sua pele, já que a oleosidade diminui. Mas esta diminuição de oleosidade no seu couro cabeludo pode significar um cabelo totalmente ressecado. Embora seja imperceptível para alguns, esta redução é bem aparente para quem já luta com cabelos secos constantemente.

“Se o cabelo já for normalmente seco, pode ser necessário usar mais condicionador durante este momento em que a produção de óleo está mais baixa”, aconselha Dra. Sejal Shah, MD, cirurgiã em dermatologia, que trabalha no RealSelf.com
Seja o seu couro cabeludo seco, normal ou oleoso, este é o momento ideal do mês para um condicionamento profundo. Nesta época, pode ser necessário lavar menos o cabelo. Caso você queira aumentar o tempo entre as lavagens, sem perder o brilho e a vitalidade, use um condicionador a seco.
Ovulação 
Cerca de 14 dias antes da menstruação, um óvulo começa a seguir por suas trompas de Falópio para chegar até o útero. Enquanto isso acontece, seu corpo começa a produzir mais estrogênio. Este processo implica na produção de um hormônio responsável por um leve aumento na produção de oleosidade.

Este aumento é uma coisa boa para seus cabelos e couro cabeludo, que estavam meio secos na semana anterior. Os altos níveis de estrogênio e baixos níveis de testosterona mantêm a produção de oleosidade em cheque. Apesar disso, pode-se contar com alguma oleosidade, explica Shah. Isso significa que provavelmente será um bom momento para seu cabelo e couro cabeludo.

Você pode continuar lavando e usando condicionador normalmente, mas com suavidade, pois a sensibilidade é maior nesta época. Uma lavagem muito intensa pode sobrecarregar o couro cabeludo.  
                          (Fotos por Brianne Wills) 
Pré-Menstrual
Durante os dias da ovulação, o revestimento do útero se prepara para fornecer espaço para o óvulo. Para que você tenha um bebê, este óvulo deve ser fertilizado por um espermatozoide. Quando isso não acontece, seu corpo sofre uma série de mudanças hormonais. Você pode sentir isso em forma de seios mais sensíveis, acne, mudanças de humor, cólicas e inchaço.

“Neste período, os níveis de estrogênio diminuem e os de testosterona aumentam”, explica Dra. Kogan. “Isso leva ao aumento da produção de oleosidade nas glândulas da pele”.

Isso é mais aparente no nosso rosto; por isso que erupções pré-menstruais são tão comuns. As glândulas do couro cabeludo também aumentam sua produção de oleosidade, o que pode fazer o cabelo ficar oleoso e fibroso nos dias que antecedem a menstruação. É nestes dias que o shampoo a seco é o seu melhor amigo. Também é um bom momento para tomar banhos mais frequentes. Acredite ou não, também é um bom momento para pintar os cabelos. 
“Existe um mito de que pintar cabelos oleosos pode atrapalhar o resultado, mas isso não é verdade”, diz a cabeleireira Anna Costa, doThe Rittenhouse Spa & Club. “O cabelo um pouco mais oleoso pode ajudar a proteger a pele delicada do couro cabeludo contra os produtos químicos usados para tingir”.

Durante a menstruação

Durante o seu fluxo, você pode se sentir letárgica, irritada e totalmente desconfortável. É neste momento que seus níveis de estrogênio estão no fundo do poço, enquanto as prostaglandinas e outros agentes inflamatórios estão em alta.

“Durante este momento, costumamos nos sentir mais cansadas e sensíveis”, diz Dra. Kogan. “Muitas mulheres relatam sensibilidade no couro cabeludo quando precisam fazer qualquer coisa nos cabelos. Isso pode ser explicado pelo excesso das prostaglandinas que estão circulando por nosso sistema, o que também é o motivo para algumas mulheres sentirem cólicas generalizadas”.

Durante estes dias difíceis, vale a pena ser gentil consigo mesma. Um banho de espuma, um chá para aliviar as dores, bastante leitura ou uma maratona de Netflix são mimos que devemos nos dar. O mais importante é descansar bastante. Como seu couro cabeludo estará mais oleoso do que o normal, mantenha seu shampoo a seco por perto. Se notar uma sensibilidade excessiva no couro cabeludo, conforme Dra. Kogan menciona, remarque os compromissos que podem lhe causar desconforto, como pintura de cabelos, alisamento ou colocação de apliques.

É claro que os ciclos menstruais variam. Você pode se transformar em um monstro de oleosidade e cólicas, enquanto uma amiga nem se dá ao trabalho de sentir alguma mudança. Seja como for, o importante é viver um estilo de vida equilibrado, sempre cuidado do seu corpo.
Refinery 29 no Yahoo
Wendy Rose Gould 
ED NOTÍCIAS BLOG/FONTE;YAHOO 


Nenhum comentário:

Postar um comentário