sexta-feira, 18 de março de 2016

Não é só você: moscas buscam consolo no álcool quando são rejeitadas

Sabe quando você está no bar e aquela mosca não te deixa em paz e parece até querer beber do seu copo? Pois talvez ela não esteja somente te importunando – é provável que o inseto esteja passando por um momento difícil, a famosa “fossa” de quem levou um “pé na bunda” ou está “na seca”. 
    Moscas também se sentem solitárias. (Flickr/spanish-mark) 
Uma pesquisa recente, divulgada pela revista Science e pelo portal G1 nesta semana, mostrou que o álcool é visto pelas moscas como uma espécie de consolo quando são rejeitadas ou sentem “dor de cotovelo” por desejar uma parceira.  
Os cientistas da Universidade da Califórnia, em São Francisco (EUA), chegaram a essa conclusão separando os machos em dois grupos. O primeiro foi colocado ao lado de fêmeas virgens (que copulam), e outro com fêmeas arredias.
Depois do primeiro cenário, os dois grupos foram colocados entre dois tipos de alimentos, um com álcool em sua composição e outro sem. As moscas que tinham sido rejeitadas pelas fêmeas gostavam mais da comida alcóolica. Comparadas com as que conseguiram copular, a diferença era ainda mais gritante.
Essa tendência é explicada pelos pesquisadores: a atividade sexual eleva o nível de “neuropeptídeo F” no corpo, uma substância ligada à sensação de recompensa. Quanto menor o nível dela no organismo, maior a vontade de consumir álcool. 
Por se tratar de uma reação química, o intuito da pesquisa foi traçar um paralelo entre as moscas e nós, seres humanos, para entender melhor os diferentes casos de alcoolismo. 
    Coitadinha, foi tão cedo… (Flickr/basykes) 

ED NOTÍCIAS BLOG/FONTE;YAHOO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário