quarta-feira, 11 de maio de 2016

A religião pode estar ‘mais próxima de morrer’ à medida que o mundo fica mais rico

Religiões como o cristianismo estão ameaçadas pela ascensão de um novo deus: o dinheiro. 
     reprodução yahoo 

Um especialista sugere que as condições sociais que levaram ao surgimento de religiões “moralizadoras”, como o cristianismo, judaísmo e budismo estão agora mudando gradativamente.
As religiões podem estar condenadas devido à crescente riqueza dos povos por todo mundo.
O Dr. Nicholas Baumard argumenta que estas religiões são anteriores ao desenvolvimento das sociedades humanas, quando ultrapassou-se o limiar no qual a maioria das pessoas tinha apenas o suficiente para comer.
Antes deste ponto, as religiões se concentravam nos rituais religiosos, em vez de encorajar as pessoas a se comportarem melhor.
O Dr. Nicholas Baumard argumenta que, neste ponto, as religiões ajudaram a incentivar as pessoas a adotarem um estilo de vida mais “lento”, onde elas podem planejar o futuro, em vez de ‘viver o presente’.
Mas este encorajamento pode não ser mais necessário para nossa sociedade atual, diz ele.
O Dr. Nicholas Baumard disse para a New Scientist: “Quanto mais as pessoas enriquecem e adotam uma estratégia de planejamento de vida, a necessidade de uma regulamentação moral diminui rapidamente, o que até então era um dos benefícios que justificavam manter uma crença religiosa.”
“Se isso for verdade, e nosso ambiente continuar a melhorar, é possível que o cristianismo e outras religiões baseadas no moralismo desapareçam da mesma forma que as religiões Greco-Romanas desapareceram.”
Blog de Rob Waugh no Yahoo 
ED NOTÍCIAS BLOG/FONTE;YAHOO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário