(Foto: Getty Images)
O frio que tem feito nos últimos dias é muito convidativo para a ingestão de bebidas bem qunetinhas, como chá e café. Mas um estudo feito pela agência epecializada em pesquisa de câncer da OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta para o risco de ingerí-las em temperatura muito elevada.
Segundo a pesquisa, beber café, chá ou mate muito quentes pode causar câncer de esôfago. No entanto, as bebidas consumidas em temperaturas normais tiveram seu risco descartado, ligando diretamento a temperatura – e não a bebida – à possibilidade do desenvolvimento da doença.
A Agência Internacional para a Pesquisa sobre Câncer (Iarc) alertou para o consumo de bebidas com 65ºC ou mais. “Estes resultados sugerem que o consumo de bebida muito quente é possivelmente responsável pelo câncer de esôfago e que a temperatura, e não a bebida em si, é o fator envolvido”, declarou Christopher Wild, diretor da agência.
Mesmo que o tabagismo e o consumo de álcool sejam tidos como principal causa da doença, o câncer de êsofago é mais frequente em regiões da Ásia, América do Sul e da África Oriental, onde o consumo desse tipo de bebida é mais comum.
Segundo a OMS, ainda não há indicações sobre a proporção de casos da doença relacionados à ingestão de bebidas muito quentes.
ED NOTÍCIAS BLOG/FONTE;YAHOO
Nenhum comentário:
Postar um comentário