sábado, 15 de outubro de 2016

5 sinais de que você precisa consumir mais proteínas

Todos nós sabemos que as proteínas são muito importantes para a nossa saúde. Elas não apenas ajudam nosso corpo a se recuperar de ferimentos e lesões, mas também nos fazem sentir mais saciados e cheios de energia.

    reprodução yahoo 


Perda de cabelo pode ser um deles…
Mas aqueles que seguem uma dieta vegetariana precisam se esforçar bastante para garantir a quantidade apropriada desse nutriente vital.
A nutricionista Cassandra Barns disse: “É particularmente importante garantir a ingestão adequada de proteínas. As proteínas não são importantes apenas para os músculos, mas têm vários papéis fundamentais no corpo, incluindo nosso sistema imunológico, a produção de hormônios e a criação da hemoglobina, que transporta o oxigênio por todo o nosso corpo”.
Mas como saber se estamos consumindo todas as proteínas necessárias ou não? Veja a seguir cinco sinais de alerta:
1. Perda de cabelo
Cassandra disse: “Você pode perceber uma queda de cabelo maior do que o normal durante o banho ou apenas sentir que seu cabelo está ficando mais fino.
“Nosso cabelo é composto principalmente de proteínas, especialmente de uma que se chama queratina. Mas o cabelo também é a estrutura menos importante do corpo, então, quando a ingestão de proteínas é baixa, nosso corpo usa os recursos disponíveis para funções mais importantes, como manter nosso sistema imunológico funcionando.”
É por isso que a queda de cabelo pode ser um dos primeiros sinais de baixa ingestão de proteínas, embora Cassandra acrescente que outras coisas podem causar o mesmo sintoma, como falta de ferro.
“É aconselhável procurar um médico para determinar a causa do sintoma”, ela disse.
2. Lesões que demoram mais do que o esperado para sarar
Quando o corpo tenta curar uma ferida, cria hormônios do estresse e desvia recursos extras, incluindo carboidratos, gorduras e proteínas para promover a criação de novos tecidos.
Se esse processo levar mais tempo do que deveria, seu corpo compensará enviando mais proteínas para lidar com a ferida, privando outros órgãos e sistemas do nutriente.
Cassandra Barns diz: “A cura é outra função vital das proteínas. Se você demora mais tempo do que o esperado para se recuperar de uma lesão, seja um corte, um machucado ou algo mais sério, a falta de proteínas pode ser o motivo.”
3. Mau humor e depressão
Cassandra diz: “As proteínas se subdividem em aminoácidos, que são usados para criar muitas substâncias vitais, incluindo os neurotransmissores”.
“Esses químicos naturais são cruciais para nosso cérebro e sistema nervoso. Alguns também têm um efeito direto sobre o nosso humor.”
“Um exemplo bem conhecido é a serotonina, feita a partir do aminoácido triptofano”.
“Então, se você não consome proteínas suficientes, sua produção de serotonina pode ser reduzida, causando mau humor.”
4. Sistema imunológico enfraquecido
Uma das funções mais importantes das proteínas é fortalecer o sistema imunológico.
Cassandra diz: “A proteína é usada para manter as barreiras físicas do nosso corpo intactas, como a pele e as mucosas, a fim de afastar os germes.”
“Ela também é usada na produção de anticorpos e outros químicos que ajudam a lutar contra invasores e imunizar o corpo.”
“Então, se você anda se resfriando o tempo todo e parece suscetível a infecções, a falta de proteínas pode ser o motivo.”
No entanto ela alerta que várias outras razões podem enfraquecer o sistema imunológico, como falta de vitamina D ou zinco.
5. Tornozelos inchados
Um dos sinais de falta de proteínas é o inchaço ou edema, geralmente nos tornozelos.
“Isso acontece porque as proteínas em nosso sangue também são responsáveis por manter os fluidos nos vasos sanguíneos, atraindo-os de volta para o seu interior”, diz ela.
“Então, quando os níveis de proteínas caem demais, os fluidos não são atraídos de volta para os vasos sanguíneos com eficiência. Em vez disso, eles permanecem nos tecidos, causando inchaço, especialmente nas pernas, tornozelos e pés.”
Se você tem aumentado sua ingestão de proteínas, mas ainda está lidando com inchaços, Cassandra sugere que você procure um médico, que pode lhe oferecer o tratamento adequado.
Descubra o que você precisa fazer:
1. Se você for vegetariano, consuma pelo menos três porções diárias de ovos e laticínios de alta qualidade. Se não, basta comer mais carne. Cassandra disse: “Para os vegetarianos, a ingestão de proteínas se resume a feijão, nozes e sementes, bem como vegetais e cereais integrais. Garantir uma ampla variedade dessas proteínas todos os dias é vital.”
2. Experimente um concentrado de proteínas vegetais. “Para os vegetarianos (especialmente os veganos), pessoas que tem pouco apetite e sofrem para digerir alimentos ricos em proteínas ou estão tentando perder peso, o suplemento proteico à base de plantas pode ser uma ótima opção”, explica ela.
“O suplemento é fácil de digerir e tem poucas calorias, o que favorece seu uso durante dietas.”
3. Controle sua ingestão de proteínas. Shona Wilkinson, uma nutricionista doSuperfoodUK, disse: “Se você está se recuperando de uma doença, lesão ou cirurgia, ou simplesmente anda muito estressado, procure ferramentas ou aplicativos online para começar a controlar melhor sua ingestão de proteínas.
“Aconselho uma ingestão de 1.2 gramas de proteína por quilo de peso corporal como um bom ponto de partida nutricional.”
ED NOTÍCIAS BLOG\FONTE;YAHOO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário