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As relações de trabalho sempre são um campo minado. Ao mesmo tempo em que seus colegas cooperam com você, eles também estão interessados nos mesmos bônus, ou seja, são competidores diretos. No ambiente corporativo, seus confidentes podem fazer fofocas sobre você e aquele colega que sempre te incentiva pode depreciá-lo perante outros. Essas conexões podem ser chamadas de “frenemies”, que em bom português, nada mais é que uma pessoa com quem se é amigável, apesar de uma antipatia ou rivalidade.
Essas relações ambivalentes obviamente ultrapassam as fronteiras do escritório e chegam a grande parte de nossos contatos em redes sociais. Uma pesquisa conduzida com algumas famílias americanas constatou que é muito mais provável sentir essa mistura de amor e ódio com pessoas próximas, como pais, sogros e companheiros. Por quê? Simples, é mais fácil se afastar de um amigo do que da sua própria mãe. E a convivência diária é um terreno fértil para alimentar essas pequenas distorções.
A maioria dos estudos realizados sobre os relacionamentos nas empresas tendem a se focar nos polos positivo e negativo. E como fica o meio de tudo isso? Um levantamento realizado recentemente e publicado pela Harvard Business Review mostrou que a ambivalência emocional em uma negociação pode resultar em acordos de integração mais positivos.
Com estes resultados mais favoráveis em mente, fomos descobrir se relações de amor e ódio no trabalho podem ter efeitos positivos. E a resposta é sim. Com “frenemies”, você fica mais propenso a se colocar no lugar de outra pessoa, em parte porque você gasta mais tempo tentando entender o que esse relacionamento significa. Outro motivo é que essas conexões te deixam mais inseguro, porém mais motivado para garantir sua posição de destaque perante o grupo. Resumindo: uma boa parte dos contatos ambivalentes, não são melhores ou piores do que outros, são apenas ambivalentes mesmo. Ao mesmo tempo em que podem te empurrar para o sucesso também te fazem perder algumas horas sentindo inveja e culpa.
Então como lidar com essas pessoas no trabalho?
Concentre-se no positivo: é melhor ter um aliado do que um inimigo. Então não importa o quão irritante essa pessoa/relação pode ser, tenha em mente que ela traz benefícios emocionais que muitas vezes são difíceis de encontrar no trabalho. Tente dividir algumas informações pessoais e construir um pequeno grau de confiança, mesmo que você não considere o indivíduo em questão como amigo.
Tente trabalhar junto em um projeto importante: trabalhar ao lado de frenemies pode ser o impulso que faltava para que você desempenhe melhor seu trabalho. Fora que o tempo compartilhado também ajuda a desenvolver alguma empatia.
Transforme seus inimigos em frenemies: relações negativas são tóxicas e podem afetar seu trabalho. Procure conhecer melhor seus desafetos e concentre-se em suas qualidades.
Seja grato por ter contatos variados: não é só você que tem
sentimentos conflitantes sobre alguns colegas de trabalho. Então pare de sentir-se culpado por isso e aprecie todos os relacionamentos que você construiu no ambiente corporativo.
sentimentos conflitantes sobre alguns colegas de trabalho. Então pare de sentir-se culpado por isso e aprecie todos os relacionamentos que você construiu no ambiente corporativo.
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